Chakras
- Draakhnys
- 13 de fev. de 2021
- 4 min de leitura

OS CHAKRAS
Os chakras agem como estações receptoras, transformadoras e distribuidoras das diversas frequências da prana (energia vital);Absorvem energias vitais do meio ambiente, do Cosmos e das fontes básicas de toda e qualquer manifestação de vida e transformam-nas em frequências necessárias aos mais variados setores de todos os corpos do ser humano (desde o físico até o mais sutil), para sua manutenção e desenvolvimento; Essa transferência energética é feita através dos nadis (tubos ou vasos), sendo que também existe o movimento contrário, ou seja, os chakras irradiam energia para o ambiente. Os chakras podem sofrer lesões, como fissuras e obstrução. Podem ficar desalinhados e desequilibrar totalmente uma pessoa.
OS SETE CHAKRAS PRINCIPAIS
*Chakra Básico - Situa-se na base da coluna vertebral, entre o ânus e os genitais, e possui a cor vermelha. Pedras mais usadas: Turmalina preta, quartzo fumê, ônix e hematita. Corresponde ao plexo sacro, na base da coluna, e está ligado as glândulas supra-renais que segregam a adrenalina. É nele que está armazenada a energia ígnea conhecida como kundalini, cujo despertar e posterior caminho ascencional através dos chakras, leva o ser humano ao estado de iluminação suprema, também conhecido como nirvana. Este lótus aparece circundado por quatro pétalas e o mantra que ativa este centro é LAM. Sua função é a sobrevivência, sustentação e postura perante o mundo; seu elemento é a terra e rege as pernas, pés, ossos e o intestino grosso. Equilibrando esse chakra, surge o desejo de experiências e informações agindo como força motivadora, um ímpeto básico para o desenvolvimento individual.
*Chakra sexual - Situa-se na raiz dos órgãos genitais, quatro dedos abaixo do umbigo, possui a cor laranja. Pedras mais usadas: Jaspe, Ágata de fogo, granada e coral. Corresponde as plexo prostático e está ligado as glândulas sexuais. Este lótus aparece circundado por seis pétalas e o mantra é VAM. Sua função é a sexualidade e a criatividade, regendo nossas sensações, sentimentos e a aceitação do que o Universo nos oferece. Seu elemento é água e rege os rins, sistema reprodutor, sistema circulatório e bexiga. Equilibrando esse chakra, adquiri-se a capacidade de usar a energia criativa e sustentada para elevar-se ás artes refinadas e as relações puras, tornando-se livre da luxúria, ira, ganância, insegurança e ciúme.
*Chakra Plexo Solar - Situa-se na região lombar acima do umbigo e possui a cor amarela. Pedras mais usadas: Citrino amarelo, cristal com enxofre, topázio imperia, calcita amarela. Corresponde ao plexo solar e está ligado ao pâncreas. Este lótus aparece circundado por dez pétalas e o mantra que ativa este centro é RAM. Sua função é a vontade, poder e modo como agimos e nos colocamos no mundo; seu elemento é o fogo e rege o sistema digestivo, fígado, baço, estômago e intestino delgado. Equilibrando esse chakra trará a compreensão da fisiologia, do funcionamento interno do corpo e do papel das glândulas de secreção interna em relação as emoções humanas. A concentração no umbigo, centro de gravidade do corpo, impede a indigestão, constipação e todos os problemas da região intestinal. Consegue-se uma vida longa e saudável, perde-se o egoísmo. A fluidez vinda pelo segundo chakra assume a forma de praticabilidade e organização. Atinge-se o controle da fala, podendo expressar as ideias de maneira muito mais eficaz, o equilíbrio do plexo solar é o servir sem esperar recompensas.
*Chakra Cardíaco - Situa-se na região do tórax, entre a quarta e quinta vértebra, possui a cor verde ou rosa. Pedras mais usadas:Quartzo rosa ou verde, Esmeralda e turmalina melancia. Corresponde ao plexo cardíaco e está ligado ao timo, que é a glândula responsável pelo funcionamento do sistema imunológico. Esse lótus aparece circundado por doze pétalas e o mantra que ativa este centro é YAM. É nosso chakra de doação de AMOR ao Universo. Seu elemento é o ar e rege o pulmão, coração, braços e mãos. Evoluindo através do quarto chakra, domina-se a linguagem, a poesia e todos os empreendimentos verbais, bem coo os desejos e funções físicas, tornando-se o senhor de si mesmo, ganhando sabedoria e força interior. As energias masculina e feminina ficam equilibradas, e a resolução das duas interagindo fora do corpo cessam como problemas, pois todas as relações se tornam puras. Os sentidos são controlados, e a pessoa flui livremente, sua vida passa a ser uma fonte de inspiração para os outros pois descobrem a paz e a calma em sua presença.
*Chakra Laríngeo - Situa-se na garganta e possui a cor azul, as pedras mais usadas são ágata marinha, quartzo azul, turquesa e larimar. Corresponde ao plexo laríngeo e está ligado as glândulas tireóide e paratireóide, que regulam o metabolismo do corpo. Este lótus aparece circundado por dezesseis pétalas e o mantra para ativar é HAM. Sua função é a inspiração, a criatividade e a comunicação. O seu avesso está diretamente relacionado com a nossa vida profissional, seu elemento é o éter, também conhecido por akasha e rege o pescoço e os ombros. O equilíbrio desse chakra produz calma, serenidade e pureza, voz melodiosa, comando da fala e dos mantras e a capacidade de escrever poesias.
*Chakra Frontal - Situa-se no intercílio, que é a região localizada entre as sobrancelhas, sua cor é o azul escuro e as pedras mais usadas são sodalita, azurita, lápis lazuli e cianita. Corresponde ao plexo cavernoso e está ligado a glândula pituitária (hipófise), que é responsável pela segregação da endorfina. Este lótus aparece circundado por duas pétalas e o mantra para ativar é OM. Sua função é a sabedoria interior, controle, percepção, intuição e a clarividência. Não possui elemento relacionado e rege os olhos e a memória. Equilibrando esse chakra a pessoa se torna unidirecionada, se torna sat(verdade) e om desde os tempos remotos foi sempre tido como símbolo máximo da perfeição.
*Chakra Coronário - Situa-se no alto da cabeça e possui a cor violeta ou dourado, as pedras mais usadas são quartzo branco, ametista, diamante e fluorita. Corresponde ao plexo cerebral e está ligado a glândula pineal (epífese), que é responsável pela produção de melatonina. Este lótus aparece circundando por mil pétalas, o que significa que para ele convergem mil nadis (dutos de energia). Rege o cérebro e não possui nenhum mantra e elemento relacionado. Sua função é a espiritualidade e a iluminação, só é ativado quando a energia ígnea conhecida como kundalini chega até ele, após ter atravessado e ativado os outros seis chakras, fazendo com que a pessoa atinja o nirvana (iluminação e libertação). Portanto o equilíbrio desse chakra se dá somente após todos os outros.
Comments